Curso Piloto Comercial de Helicóptero (PCH)

REQUISITOS PARA CONCESSÃO DA LICENÇA

• O solicitante deve ter completado 18 anos de idade;
• Deve ter concluído o ensino médio 2º grau;
• Exame médico (CMA) 1º classe (válido);
• Licença de PPH
• Ter sido aprovado em exame de conhecimentos teóricos de Piloto Comercial de Helicóptero na Anac.


EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE VOO

O solicitante deve ter sido aprovado em Exame de Conhecimentos Teóricos de Piloto Comercial de Helicóptero na Anac, realizado no mínimo, 100 horas de voo como piloto de helicóptero todas elas em curso de piloto comercial‐helicóptero homologado pela ANAC. A partir de 22/09/2014 conforme RBAC 61, 10 (dez) horas de instrução de voo por instrumentos, das quais no máximo 5 (cinco) horas podem ser substituídas por instrução realizada em FSTD aprovado pela Anac.


(ii) (A) se for titular de uma licença de piloto comercial de avião ou aeronave de sustentação por potência, pode incluir metade das horas realizadas como piloto em comando de avião ou aeronave de sustentação por potência até um limite total de 40 (quarenta) horas, ficando dispensado o cumprimento do requisito relativo às horas de voo de navegação; e (B) se tiver realizado treinamento supervisionado em dispositivo de treinamento por voo simulado de helicóptero aprovado pela ANAC, o total de horas pode ser reduzido de até 10 (dez) horas relativas a esse treinamento;

Requisitos de conhecimentos teóricos para a concessão da licença de piloto comercial categoria helicóptero

O candidato a uma licença de piloto comercial deve possuir, como mínimo um total de 150 (cento e cinquenta) horas de experiência de voo, sendo pelo menos 50 (cinquenta) horas em helicóptero, ou 100 (cem) horas de voo, se estas foram efetuadas, em sua totalidade, durante a realização completa, ininterrupta e com aproveitamento de um curso de piloto comercial de helicóptero aprovado pela ANAC. As horas totais devem incluir em helicóptero, pelo menos:
(A) 35 (trinta e cinco) horas como piloto em comando;
(B) 10 (dez) horas de voo de navegação como piloto em comando, que incluam um percurso de no mínimo 300 (trezentas) milhas náuticas, equivalentes a 540 (quinhentos e quarenta) quilômetros, durante o qual deve ter realizado aterrissagens completas em pelo menos 2 (dois) aeródromos diferentes;
(C) a partir de 22/9/2014, 10 (dez) horas de instrução de voo por instrumentos, das quais no máximo 5 (cinco) horas podem ser substituídas por instrução realizada em FSTD aprovado pela ANAC; e (Redação dada pela Resolução nº 327, de 20 de junho de 2014)
(D) 5 (cinco) horas de voo noturno em que sejam realizadas 5 (cinco) decolagens e 5 (cinco) aterrissagens como piloto em comando; e

O solicitante de licença para a categoria helicóptero pode ter reduzido o requisito de experiência nas seguintes condições:
(A) se for titular de uma licença de piloto comercial de avião ou aeronave de sustentação por potência, pode incluir metade das horas realizadas como piloto em comando de avião ou aeronave de sustentação por potência até um limite total de 40 (quarenta) horas, ficando dispensado o cumprimento do requisito relativo às horas de voo de navegação; e
(B) se tiver realizado treinamento supervisionado em dispositivo de treinamento por voo simulado de helicóptero aprovado pela ANAC, o total de horas pode ser reduzido de até 10 (dez) horas relativas a esse treinamento;